Alexa Ranking

Alexa Ranking é uma companhia de Internet que fornece dados de tráfego na internet e análise de dados. É uma subsidiária pertencente à Amazon.




Seu principal serviço é medir quantos usuários de Internet visitam um determinado site/sítio da Internet. É possível saber quantos acessos um site tem e, partindo desses dados, sua colocação em um (ranking) global e regional. Os dados são coletados a partir de extensões para navegadores de internet, como seu toolbar, e scripts fornecidos pela própria empresa.





O Alexa Ranking é uma lista feita pela Alexa.com (subsidiária da Amazon) que determina a popularidade de cada site. Quanto mais próximo da posição #1 você estiver, melhor.
Mas qual é a diferença do Alexa Ranking para os mecanismos de busca, por exemplo?
Enquanto o Google, o Bing e outros sites de busca classificam cada página de acordo com as pesquisas específicas dos usuários, o Alexa Ranking avalia os sites como um todo.


Como o Alexa Ranking funciona?

Há certa controvérsia sobre como o Alexa Ranking funciona, já que seus métodos de medição não são os mais precisos. 


O próprio Alexa reconhece que a partir da posição 100 mil no ranking, os dados são menos confiáveis devido à escassez de informações.
Ainda assim, a ferramenta é bem avaliada no mercado e merece atenção por conta disso. Mas como o sistema analisa os sites, afinal?
Os critérios de classificação são baseados no que o Alexa chamada de “painel global de dados”. Trata-se de um conjunto de extensões para navegador e sites que contém um script específico usado na contagem.
Assim, o ranking extrai informações dessas extensões todos os dias. A lista é atualizada com base em dois fatores principais: 
  • visitantes únicos diários;
  • média de visualizações de página em um período de 3 meses.
Quanto melhor a combinação desses dois pontos em um site, melhor sua posição no ranking.
Além das extensões, o Alexa busca dados de fontes externas para dar maior credibilidade (e aumentar o volume de dados) à sua base.
Apesar disso, o objetivo da lista não é capturar dados sobre os acessos de todos os usuários da internet.
O foco é na pesquisa por amostragem, que dá relevância estatística aos resultados mesmo analisando apenas uma fração dos acessos.

Acesse: https://www.alexa.com/