Entenda o que é Inode?


Em um sistema de arquivos de estilo Unix, um nó de índice[1], informalmente referido como um nó-i (inode), é uma estrutura de dados que descreve um objeto do sistema de arquivos, que pode ser uma de várias coisas, incluindo um arquivo ou diretório. Cada inode armazena os atributos e a localização de bloco de disco dos dados dos objetos. Atributos de objeto do sistema de arquivos podem incluir metadados (horários de última alteração, acesso e modificação), bem como dados de proprietário e permissão (por exemplo, id de grupo, id de usuário, permissões).


Inodes são estruturas responsáveis por conter informações básicas sobre arquivos e pastas, como permissões de acesso, identificação dos donos dos arquivos, data e hora do último acesso e alterações, tamanho e, o mais importante, os famosos ponteiros para o arquivo em si.
De modo geral, o Inode é a identidade de um arquivo ou diretório, é uma identificação única para ele.
Ao ler qualquer arquivo ou diretório, o Kernel trata de ler primeiramente o Inode do arquivo, para depois chegar no arquivo ou diretório.

Leia mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/N%C3%B3-i

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Postagem em destaque

Sistema operacional para projetos de IoT - Raspbian

Enquanto o Raspberry Pi foi concebido como um dispositivo educacional, muitos desenvolvedores começaram a usar esse computador do t...