Quanto mais curto for o seu sono, mais curta será a sua vida

Na conversa do TED “O sono é seu super poder”, Walker se baseia no que todos sabemos – que precisamos dormir regularmente e sem interrupção – explicando “as coisas maravilhosamente boas que acontecem quando você dorme, mas as coisas assustadoramente ruins” quando isso não acontece e  você não dorme o suficiente, tanto para o seu cérebro quanto para o seu corpo “.
Não apenas, por exemplo, “você precisa dormir depois de aprender para salvar os conhecimentos adquiridos evitando que os esqueça”, mas também “precisa dormir antes de aprender para preparar seu cérebro, quase como uma esponja seca pronta para absorver novas informações “.

Como qualquer pessoa que tenha tentado passar a noite em claro antes de um grande teste, a privação de sono desliga sua “caixa de entrada de memória” e todos os arquivos recebidos são “devolvidos” sem serem retidos.
Mas as ondas cerebrais do sono profundo, como Walker diz, agem como um “mecanismo de transferência de arquivos à noite, transferindo memórias de um reservatório vulnerável a curto prazo para um local de armazenamento mais permanente no cérebro e, portanto, protegendo-as.”


O sono inadequado ameaça não apenas o aprendizado, mas também a própria vida: sono comprometido significa um sistema imunológico comprometido; portanto, os “vínculos significativos entre a curta duração do sono e seu risco para o desenvolvimento de inúmeras formas de câncer” agora estão sendo descobertos. “Quanto mais curto for o seu sono, mais curta será a sua vida“, como Walker diz.