Como Brewster Kahle e o Internet Archive preservarão as infinitas informações na Web




Brewster Kahle é um homem despretensioso. Mas, como pioneiro da Internet e bibliotecário digital, ele pode ser chamado justamente de pai fundador do espírito da cultura aberta. Em 1996, Kahle começou a trabalhar no Internet Archive , um projeto tremendamente importante que atua como uma rede de segurança para o problema do buraco na memória da publicação na Internet. Kahle desenvolveu uma tecnologia que encontra e agrega o máximo possível da Internet em sua enorme biblioteca digital.





Kahle está profundamente investido em dados. Os desafios de manter o Internet Archive são imensos, incluindo a conversão de formatos antigos e não reproduzíveis para novos. Mas o que Kahle chama de maior desafio é a ameaça perene a todas as bibliotecas: “elas queimam”. E ele se comprometeu a projetar para essa eventualidade, fazendo cópias do arquivo e distribuindo-as pelo mundo.

Se você está interessado no que motiva Kahle, assista à palestra de 2007 do TED acima. Ele descreve o negócio de arquivar a Internet como uma das disponibilizações “o melhor que temos a oferecer” para gerações sucessivas. “Se não fizermos isso”, adverte Kahle, “teremos a geração que merecemos”. Acho que é um aviso que vale a pena prestar atenção.