Por que aprender latim ?: 5 vídeos mostram que a “língua morta” é uma “língua eterna”



De ad hoc e de boa-fé ao status quo e vice-versa , todos nós conhecemos um pouco do latim, mesmo os oponentes mais sinceros da “língua morta”. Mas algum de nós tem uma razão para desenvolver deliberadamente esse conhecimento herdado? O vídeo na parte superior do post oferece não apenas uma, mas “Três razões para estudar latim (para pessoas normais, não para geeks de idiomas)”.


E a aquisição de idiomas não é apenas a habilidade de aprender idiomas, mas “a habilidade de aprender outras habilidades”. Ela nos ensina que “os próprios pensamentos são formados de maneira diferente em diferentes idiomas”, e aprender até mesmo uma única palavra estrangeira “é o ato de aprender a pensar de uma nova maneira”. Estude uma língua estrangeira e você entra em uma comunidade, assim como faz “toda vez que aprende uma nova profissão, aprende um novo hobby” ou quando “interage com historiadores ou filósofos, interage com os escritores de livros de receitas ou livros de jardinagem, ou mesmo escritores de software “. O latim, em particular, também o tornará melhor em inglês, principalmente se você já o fala nativamente.
Na palestra TED acima, O professor de latim Ryan Sellers se baseia nessa idéia, chamando o estudo de latim de “uma das maneiras mais eficazes de construir fundamentos sólidos nos alunos e prepará-los para o futuro”. Entre os benefícios atemporais da “língua eterna”, os vendedores incluem sua capacidade de aumentar o “poder das palavras” em inglês, sua natureza “matemática” e as conexões que faz entre o mundo antigo e o moderno.


O latim costumava fazer mais parte do currículo escolar médio do que é hoje, mas os debates sobre sua utilidade vêm acontecendo há gerações. Por que estudar latim? , o filme da sala de aula de 1951 acima, abrange uma grande variedade deles em dez minutos, da leitura de clássicos no original à compreensão da terminologia médica e científica, passando a se tornar um escritor mais agudo em inglês e rastreando os princípios governamentais e sociais ocidentais modernos de volta às suas raízes romanas.



Se todos esses argumentos lhe venderam os benefícios do latim, ou pelo menos o deixaram intrigado o suficiente para aprender mais, assista a “How Latin Works” para uma breve visão geral da história e da mecânica do idioma, bem como uma explicação sobre o que cedeu e como difere do inglês e dos outros idiomas europeus que usamos hoje.