28 sites para aprender a programar com cursos gratuitos

Veja a lista completa com mais de 20 sites e plataformas que disponibilizam cursos e conhecimento gratuitos a usuários interessados em aprender como programar e que querem se tornar especialistas no assunto.
Vários desses cursos oferecem certificados de conclusão, para você realmente provar que se dedicou nos estudos, aprendeu como programar e está capacitado para desenvolver programas, aplicativos ou games.

Além disso, vários deles ainda oferecem fóruns para trocas de informações e experiências com outros usuários e estudantes. 

28. Fundação Bradesco Escola Virtual


Em vários módulos, a Fundação oferece aulas de desenvolvimento de aplicativos. Para ter acesso, faça o cadastro e selecione um dos cursos na lista.

27. Microsoft Virtual Academy

Site com cursos da Microsoft, o Virtual Academy serve para aprender mais sobre desenvolvimento de web, jogos e computação em nuvem.

26. Eu Posso Programar

Para promover o ensino de programação, a iniciativa da Microsoft reúne alguns cursos divididos em capítulos com vídeo-aulas rápidas. Um dos módulos utiliza o game Minecraft como ferramenta para entender código.

25. FIAP X

Produzidos pela Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP), vídeos com professores da instituição ensinam conceitos de tecnologia: como construir aplicativos para Android, desenvolver apps de Windows Phone e entender aspectos básicos da programação.



24. Cursos Iped

O iPED – Instituto Politécnico de Ensino a Distância – é uma escola devidamente constituída e, portanto, seu certificado é realmente válido em todo o Brasil e em mais de 60 países.

23. Cursou

Todos os cursos de programação online, publicados pelo Cursou, possuem acesso livre e gratuito. Você não precisa pagar nada para aprender a programar em diferentes linguagens, como: Java, linguagem C, PHP e muitas outras.

22. Programaê

O Programaê é uma iniciativa da Fundação Lemann, eles são um pouco o braço do Code.org no Brasil, divulgando o Hour of Code no Brasil. Possui uma grande variedade de ferramentas pra quem quer aprender e ensinar programação. 

21. Hackdesign

O Hackdesign é mais voltado pras áreas de front e design, e os cursos tratam de usabilidade, prototipagem rápida, tipografia, cores.

20. Free Code Camp

O Free Code Camp é uma gigantesca comunidade especializada em programação com código aberto. A plataforma oferece desafios diários, projetos para desenvolver e, como premiação, certificados que atestam a proficiência e qualidade do programador.

O diferencial do Free Code Camp é que o estudante pode fazer tudo a seu tempo, sem precisar se preocupar em cumprir horários. Tudo é gratuito e o usuário ainda tem acesso a uma ferramenta que encontra outros programadores próximos na sua cidade de residência.

O legal é que, assim que você tiver algumas habilidades já desenvolvidas, poderá se inscrever em desafios mais difíceis e projetos de engenharia sem fins lucrativos.

E, se precisar de ajuda, saiba que você estará amparado pela comunidade de usuários, que estão aprendendo junto com você.


O Code School é uma plataforma de aprendizado online que oferece tanto cursos gratuitos quanto pagos. Ele é atualmente usado por mais de 1 milhão de usuários pelo mundo.
A plataforma é organizada em caminhos diferentes de aprendizado e definido por linguagens e habilidades diferentes. Essa abordagem de sistema de educação funciona assim:
  1. Você escolhe a trajetória de educação criada por instrutores profissional e trabalha com o material que receber.
  2. Você pratica o que aprendeu diretamente na janela de navegação do seu browser, recebendo feedback imediato.
  3. Você acumula pontos para cada estágio de curso que completar.
  4. Você monitora o seu progresso e observa todas as suas conquistas, selos recebidos e materiais consumidos.

    18. Codewars

    Combinando programação com artes marciais, o Codewars é uma plataforma para quem gosta de desafios e busca refinar suas habilidades praticando e se aperfeiçoando com o tempo.
    Funciona assim: o usuário recebe desafios diários de programação e, assim que for cumprindo as atividades, vai ganhando experiência, subindo de nível e atingindo novos rankings.

    A dificuldade dos desafios é progressiva. E eles se tornam cada vez mais complexos. Mas isso não é um problema. Você sempre pode consultar suas soluções, tirar dúvidas e aprender com outros usuários na comunidade da plataforma.

    O mais legal é que, de acordo com nível que você alcançar, poderá criar seus próprios desafios e disponibilizá-los para outros usuários do site tentarem resolver. É uma troca de experiências bastante enriquecedora.

    17Dash General Assembly

    28 sites para aprender a programar com cursos gratuitos
    O Dash é um curso online gratuito que vai ensinar você os conceitos e comandos básicos do desenvolvimento para web. Tudo dentro do seu próprio browser de navegação.
    Você vai aprender temas como HTML5, CSS3 e JavaScript, e como essas linguagens trabalham juntas para criar um site elegante e moderno. Além disso, você terá que elaborar uma série de pequenos projetos que usam essas linguagem todas juntas e ao mesmo tempo. Você vai precisar criar um site.

    Com o Dash, você vai ter um entendimento um pouco mais profundo sobre o que é desenvolver para criar um site. É um ótimo lugar para iniciantes que não têm qualquer experiência com desenvolvimento ou programação.


    16. Code Conquest

    28 sites para aprender a programar com cursos gratuitos
    O Code Conquest é uma excelente plataforma que vai ajudar você a aprender as questões básicas da programação. Mesmo que você nunca tenha escrito uma linha na sua vida ou nem saiba o que é programação, esse site vai ajuda você a sair do zero.
    Ele é totalmente feito para guiar você pelos processos de:
    1. Aprender o que é programação.
    2. Escolher quais linguagens aprender.
    3. Encorajar você a melhorar seus conhecimentos e habilidades.
    4. Aplicar essas habilidades em problemas da vida real.
    28 sites para aprender a programar com cursos gratuitos
    O Code.org é uma iniciativa para ensinar programação a crianças. Por conta disso, os conteúdos são bem mais leves e acessíveis.
    Os catálogos do curso são divididos, inclusive, por idade: do jardim de infância aos 5 anos, dos 6 aos 12 e até níveis universitários.

    A abordagem educacional quem faz é você mesmo. Você pode mergulhar em horas e mais horas de tutoriais. Ou usar uma abordagem um pouco mais estruturadas, com tópicos sequenciais e conjunto lógico de lições em vídeos.

    O legal do Code.org é que ele aproxima o conteúdo das aulas com universos que as crianças se identificam. Assim, é comum encontrar conteúdos que incluem filmes, como Star Wars e Frozen, e jogos eletrônicos, como Minecraft e Flappy Bird.

    14. Code Avengers

    28 sites para aprender a programar com cursos gratuitos
    Quer criar aplicativos, jogos eletrônicos ou páginas de internet? Então o Code Avengers é para você.

    A plataforma oferece cursos focados nas linguagens em cada uma das especialidades que você quer aprender.Tem desde materiais mais introdutórios e outros para níveis bem mais avançados. Você aprende praticando, constrói seu próprio portfólio e acompanha todo o seu progresso por uma plataforma com uma interface bonita e responsiva.

    O Code Avengers ainda tem um período de testes de 7 dias gratuito, que ajuda você a determinar se vale o investimento de todo o programa de ensino.


    13. Khan Academy

    28 sites para aprender a programar com cursos gratuitos
    A Khan Academy é uma das plataformas pioneiras no ensino à distância e gratuito de programação. Essa é uma ótima oportunidade para os iniciantes se engajarem na área da programação.
    O site disponibiliza materiais didáticos e vídeos intuitivos sobre como começar a programar. Existem, inclusive, especializações em jogos eletrônicos e animações. E, para quem se interessar por outros campos de estudo, também tem existem cursos focados em matemática, música e economia.

    Todos os cursos são lecionados por especialistas no assunto. E os estudantes são incentivados a compartilhar o que aprendem durante o processo.

    Também há cursos básicos que ensinam a filosofia e mais habilidades por trás da programação de computadores como um todo.

    12. edX

    28 sites para aprender a programar com cursos gratuitos
    edX é uma plataforma educacional de código-aberto gigantesca. Mais de 5 milhões de usuários estão atualmente cadastrados e usando os cursos da plataforma.

    O site é dividido em várias categorias diferentes que vão, inclusive, para além da programação. Como essa lista é focada em mostrar sites e plataformas para aprender tudo de programação, a opção mais útil que você vai encontrar é a categoria de Ciências da Computação.

    O edX também tem cursos pagos. Mas existem muitas opções de cursos e materiais gratuitos para você aprender o básico da programação e já começar a desenvolver os primeiros projetos.

    11. The Odin Project

    28 sites para aprender a programar com cursos gratuitos
    O Odin Project elimina todas as conjecturas do desenvolvimento de sites na internet. Quando você está tentando aprender a programar sozinho, pode ser difícil às vezes acompanhar o processo e desenvolver todas as habilidades necessárias.
    Você conhece as peças para o quebra-cabeça, mas não sabe exatamente como encaixá-las. Essa plataforma criou um processo lógico vindos das melhores fontes educacionais disponíveis pela internet.

    Além disso, você poderá aprender a desenvolver projetos durante o curso e será uma comunidade ativa à disposição para ajudar você caso qualquer dúvida apareça.


    10. Web Fundamentals by Google

    28 sites para aprender a programar com cursos gratuitos
    O Web Fundamentals (antes conhecido como HTML5 Rocks) é uma criação do Google. O objetivo dele é fornecer tutoriais úteis atualizados sobre as últimas práticas mais usada no mundo da internet e da programação.
    O site é mais recomendados para desenvolvedores e usuários que já tem um nível intermediários ou avançado de conhecimento em programação. Caso você esteja procurando uma ótima fonte de conhecimento para expandir o que você já sabe, então o Web Fundamentals é o que você deve usar.

    9. Codeasy.net

    28 sites para aprender a programar com cursos gratuitos
    O Codeasy.net oferece uma maneira especial e bem divertida para aprender como programar. Você vai viajar e participar de uma aventura eletrônica que exige habilidades em programação para navegar pelos caminhos que surgirem.
    Pela história, você vai aprender o básico da linguagem C# até às funções e tópicos mais avançados. Ele foi desenvolvido tendo os iniciantes em mente, então você não precisa de nenhum conhecimento em desenvolvimento de software para começar a sua jornada.

    8. Hack.pledge () 

    28 sites para aprender a programar com cursos gratuitos
    O Hack.pledge () é uma comunidade feita por desenvolvedores secundários, que compartilham seu conhecimento e fazem a mentoria para a próxima geração de programadores. Aqui você conseguirá aperfeiçoar suas habilidades de desenvolvimento aprendendo com alguns dos melhores programadores existentes.Para começar, você terá que assinar um termo de compromisso, assumindo que irá se dedicar a aprender como programar e desenvolver um software. Uma vez dentro dos cursos, você terá acesso a uma fonte de materiais ricos em informação que o ajudarão a incrementar suas habilidades em programação.


    7. aGupieWare

    28 sites para aprender a programar com cursos gratuitos
    O aGupieWare é um currículo online baseado nos cursos oferecidos pelo MIT, pelo Carnegie Mellon, pelo Berkley, por Standford e por Columbia. Todos esses são centros de ensino internacionais com elevado grau de procura e prestígio por quem e para quem estuda nestes locais.
    Nesse programa, você vai encontrar 15 cursos diferentes que são divididos em 3 aulas introdutórias, 7 aulas principais e 5 aulas eletivas (que você pode escolher para complementar seu aprendizado).

    6. Code Academy

    28 sites para aprender a programar com cursos gratuitos
    Para quem quer aprender tudo sobre programação, não tem erro. O Code Academy é uma das plataformas de ensino na área de maior referência e uma das mais utilizadas no mundo.
    O Code Academy aborda desde estudos de introdução sobre o que o tema engloba, mostrando projetos para o aluno praticar e atividades para desenvolver.

    Existem outros cursos ainda disponíveis, mas as linguagens de programação são o foco da plataforma.

    5Coursera

    28 sites para aprender a programar com cursos gratuitos
    A Coursera é uma das maiores plataformas de ensino à distância pela internet no mundo. As aulas são ministradas por professores de universidades conceituadas e por centros de ensino especializados no tema.
    A oferta de cursos especializados em programação é volumosa. Tem desde cursos mais introdutórios, como o 
    Introdução à Lógica, a até algo mais complexo, como um Bacharelado em Ciência da Computação, administrado pela Universidade de Londres.
    Com acontece em diversos cursos disponibilizados na plataforma, alguns materiais e lições em vídeo, além de exercícios para praticar, são gratuitos. Mas o usuário também tem a opção de pagar para ter uma experiência bem mais aprofundada em programação.



    4Upskill

    28 sites para aprender a programar com cursos gratuitos
    O UpSkill é para quem não tem conhecimento ou habilidade alguma no mundo da programação. A plataforma é uma espécie de campo de treinamento que leva o usuário do nível iniciante ao avançado com aulas em vídeo didáticas e acessíveis.
    Um dos diferenciais do site é que os conteúdos são passados com uma linguagem em estilo de conversação, se aproximando bastante do cotidiano das pessoas. Algo que torna o aprendizado bem mais leve e de fácil entendimento.

    Nas lições, o estudante é guiado por uma série de projetos que abordam temas e várias linguagens de programação.

    O currículo é 100% baseado em projetos desenvolvidos pelo próprio estudante. Isso quer dizer que você irá construir seu próprio portfólio de acordo com seu progresso durante o curso.

    3. MIT Open Courseware

    28 sites para aprender a programar com cursos gratuitos
    O OpenCourseWare Initiative leva todos os cursos de formação profissional e de graduação do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) para o ambiente online. Mesmo que você não entre para o MIT, você pode receber uma educação a nível da instituição, sabendo que você vai precisar da motivação necessária para completar o processo.
    Existem muitas matérias disponíveis, muitas delas focada sem Ciências da Computação. Você pode fazer uma graduação inteira ou optar por cursos individuais. Por exemplo, você pode encontrar 
    cursos introdutórios de linguagens de programação como Python, C, C++ e Java.

    2. Udemy

    28 sites para aprender a programar com cursos gratuitos
    A Udemy é uma plataforma digital de educação que oferece milhares de cursos. Existem muitas opções de cursos pagos, mas você também encontra muitos que são totalmente gratuitos.
    Além disso, sempre existem cupons e ofertas especiais que você pode encontrar descontos extras ou até mesmo versões grátis de cursos que são naturalmente pagos.

    1. BitDegree

    28 sites para aprender a programar com cursos gratuitos

    O BitDegree oferece uma tonelada de cursos gratuitos que vão desde programação a desenvolvimento de games. Ele oferece cursos online mais convencionais e outros com sistemas de gameficação.
    Os cursos com gamificação incrementam conquistas e interação ao processo de aprendizado. Tudo o que você precisa fazer é escolher a linguagem e começar a aprender.

    O BitDegree ainda permite incorporar o blockchain no processo educacional. Existem recompensas transparentes e um sistema de conquistas que ajudam as empresas a recrutarem talentos em tecnologia, além de um sistema de medição do sucesso dos cursos.