5 maneiras úteis para deixar sites WordPress mais rápidos


1. Desative plug-ins necessários
Se mal usados, os plug-ins comprometem o desempenho do site. Normalmente, isso ocorre de duas maneiras: plug-ins ativados sem necessidade e/ou mal desenvolvidos. Desative aqueles que não usa e instale apenas os de confiança. Para tal, leia as avalições e pesquise sobre o desenvolvedor antes de baixar.

2. Retire os elementos excessivos
Pergunte a si mesmo: esta página precisa de tudo isso? De repente, é possível resumir o conteúdo – eliminando imagens, vídeos e blocos desnecessários – e desativar widgets. Menos elementos resulta em mais velocidade de carregamento.

3. Otimize imagens pesadas
Um arquivo JPEG de 1920 x 1080 pixels de resolução e 1,5 MB de tamanho, redimensionado para 600 x 338 pixels, aparece menor na tela, mas ocupa o mesmo espaço de antes (1,5 MB). Evite isso para deixar o site mais leve.

Edite-o para a resolução que deseja e salve com definição menor, antes de colocá-lo no site. Esse mesmo arquivo chegaria à 69 KB (21 vezes menor), sem perda significativa de qualidade.

4. Tome cuidado com temas mal desenvolvidos
Existem centenas ou até milhares de temas gratuitos para WordPress disponíveis na web. O problema, na maioria das vezes, é a baixa qualidade deles. Pode-se encontrar temas mal desenvolvidos, com falhas no código, que os tornam lentos e pouco funcionais. Isso sem contar aqueles com códigos maliciosos que prejudicam de outras formas o usuário.

Tais fatores influem diretamente na velocidade do site. A solução é buscar temas premium, desenvolvidos por profissionais confiáveis.

5. Escolha um servidor que atenda às suas necessidades
Pouco adianta tomar todos esses cuidados se o servidor em que seu site está hospedado não atende às suas necessidades. Antes de contratar um host, pesquise os planos e as avaliações dos clientes. Fazer a escolha certa é essencial para garantir bom desempenho ao site.