Top 6 programas para compactar fotos sem perder a qualidade

1. PNGGauntlet



O PNGGauntlet é um programa gratuito que resulta da combinação de três programas open source (PNGOUT, OptiPNG e DeflOpt). Converte e comprime ficheiros JPG, GIF, TIFF, e BMP para PNG, sem retirar qualidade à imagem. É compatível com Windows, Mac e Linux. A interface é clean e fácil de usar.

Acesse: https://pnggauntlet.com/

2. Compressor.io


Esta é uma ferramenta online gratuita, bastante poderosa, que reduz drasticamente o tamanho da imagem sem lhe tirar qualidade. Consegue comprimir o ficheiro até 90% sem comprometer a qualidade da imagem. Suporta quatro tipos de ficheiros: JPEG, PNG, GIF e SVG. Permite ao utilizador escolher entre dois tipos de compressão: lossy (redução da qualidade de imagem) e lossless (manter a qualidade).

Acesse: https://compressor.io/

3. Caesium

O Caesium é um compressor de imagem gratuito e open source, compatível apenas com Windows. Comprime ficheiros BMP, JPG e PNG. Possibilita que o utilizador faça o upload imediato das imagens para a web. É um programa muito simples e fácil de usar, que consegue comprimir imagens sem alterar a qualidade até 90%.

4. Kraken.io


O Kraken é um conversor online, muito indicado para otimização de imagens que se destinam a websites. É muito rápido, gratuito e permite escolher entre compressão lossy e lossless. Possibilita o upload ilimitado de imagens. É compatível com Chrome e Firefox, convertendo ficheiros PNG, JPEG, SVG e GIF.

Acesse: https://kraken.io/

5. Optimizilla

O Optimizilla é um rápido conversor online que tem duas particularidades interessantes: fazer o upload até de 20 imagens de uma vez e controlar a redução da qualidade. Tem uma opção que permite ao utilizador selecionar, numa escala de 1 a 100, de que modo é que quer ver a qualidade reduzida, mostrando uma pré-visualização da imagem. As imagens depois podem ser descarregadas separadamente ou num ficheiro ZIP. É compatível com JPEG e PNG.

6. TinyPNG


O TinyPNG é uma ferramenta online muito fácil de usar, muito boa no que toca a comprimir sem perder qualidade de imagem. Suporta ficheiros JPEG e PNG. Por cada conversão, pode comprimir até 20 ficheiros, com um limite de 5 MB por ficheiro. As fotos podem ser descarregadas diretamente num ficheiro ZIP ou enviadas diretamente para a Dropbox. Tem uma funcionalidade paga que dá plugins para WordPress e Photoshop.

Acesse: https://tinypng.com/