3 formas de saber se leram os seus emails

 



1. Recibos de leitura

Os recibos de leitura são, talvez, a forma mais antiga de saber se leram os seus emails. É, em simultâneo, uma das maneiras mais fiáveis de o saber, visto receber o recibo de forma praticamente automática assim que abrem as suas mensagens.

Apesar de seguros, os recibos podem ser algo manipuláveis. Isto acontece porque, assim que o seu email é aberto pelo recetor, é pedido ao mesmo se permite que o recibo de leitura seja enviado ao emissor.

Ao negar a possibilidade, nunca irá receber o recibo de leitura do email que enviou. Por isso, esta é uma forma que pode, muitas vezes, não ser a solução mais indicada para este problema.

Outro dos problemas dos recibos de leitura é o facto de não serem transversais a todos os softwares de email, como é o caso do Gmail. Os recibos funcionam bem, no entanto, em programas como o Outlook, mas têm de ser ativados.

Para isso, só precisa de aceder às Opções do Outlook e selecionar, na caixa de verificação correspondente, que quer receber um recibo do email que está prestes a enviar.

2. Utilizar uma extensão

Hoje em dia, existem algumas extensões associadas a serviços como o Gmail que permitem saber se os seus emails foram lidos. Uma delas é a Mailtrack, cuja instalação é simples e fica, desde logo, associada à sua conta de email.

A versão gratuita deverá chegar-lhe caso utilize produtos da Apple porque, se quiser que a extensão funcione num Android, terá de pagar.

Depois de instalar a extensão no seu computador, é hora de a testar. Para isso, precisa de criar um novo email e, se o Mailtrack tiver sido corretamente instalado, irá surgir um ícone com dois sinais de verificação verdes no menu inferior, ao lado do botão de envio.

Carregue no ícone e certifique-se de que a extensão está ativa. Depois, proceda com a escrita do email e, no final, envie-o. Assim que o mesmo for lido, será notificado através do Mailtrack.

3. Utilizar um programa de tracking

A melhor forma de saber se leram os seus emails em contexto empresarial é utilizar um software dedicado de tracking, que permite seguir todos os emails que envia e saber quem os leu e a que horas.

Dois dos programas mais conhecidos são o Bananatag e o Contact Monkey. Ainda que diferentes, ambos os serviços oferecem funcionalidades semelhantes, entre elas o rastreio de emails.

Ambos representam ótimas soluções para empresas, onde várias pessoas trabalhem e estejam envolvidos no envio e receção de emails. Contudo, as vantagens deste género de softwares não termina aqui.

Funcionalidades como, por exemplo, a criação de newsletters é igualmente possível através da utilização de programas como estes, pelo que essa é uma das grandes mais mais-valias em contexto empresarial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.