5 apps para scanear documentos

1. Google Drive

Uma das ferramentas mais populares da Google, que serve para ajudar em imensas tarefas. É um dos recursos mais populares para guardar faturas, notas em guardanapos, desenhos feitos no quadro, etc. Esta app permite digitalizar documentos e também fazer o reconhecimento ótico de caracteres (OCR) nos textos que estão a ser scaneados. Esta é uma característica de destaque.

A app também possibilita organizar fotos e print screens e convertê-los em PDF. É fácil de usar. A aplicação é gratuita e está disponível para iOS e Android.

2. CamScanner

5 apps para scanear documentos

Outra app de digitalização de documentos bastante famosa. É fácil de utilizar, e converte qualquer documento diretamente para PDF. Tem tecnologia OCR, o que faz com que não perca detalhes importantes dos documentos como preços, datas, títulos, etc.

A app permite digitalizar e organizar documentos com diversas páginas. Também tem uma opção de crop para desenhos e rascunhos e possibilita o armazenamento dos ficheiros na cloud ou noutros dispositivos. A aplicação é gratuita (com sistema freemium) e está disponível para iOS e Android.

3. Genius Scan

5 apps para scanear documentos

Esta aplicação é simples e permite criar imagens ou PDFs a partir de recibos, notas, desenhos, etc., com apenas um toque. A app automaticamente seleciona a área a scanear, destacando o texto e tornando-o mais legível para o produto final, convertendo tudo para PDF. Depois, guarda no dispositivo para a posterior partilha ou envio por e-mail.

A aplicação tem outras funcionalidades, como edição básica de fotografia, auto crop e arquivo, corrigindo também a perspetiva da fotografia inicial. A app é gratuita e está disponível para iOS e Android.

4. Evernote Scannable

É um app muito boa a digitalizar recibos, cartões de visita e qualquer outro tipo de documentos impressos. A aplicação usa a tecnologia OCR, o que dá ainda mais qualidade à digitalização final. É uma das melhores ferramentas para guardar cartões de visita. A app é gratuita e está disponível para iOS.

5. Microsoft Office Lens

Esta aplicação destaca-se por sincronizar com a conta Microsoft, permitindo a digitalização de documentos e fotos que depois são importados como PDF para o OneNote ou OneDrive. E por isso é uma excelente escolha para quem utiliza muito estes serviços. A app é gratuita e está disponível para iOS e Android.