Aplicativos para criar mapas mentais

Você pode criar mapas mentais no papel, mas se preferir usar plataformas, conheça essas opções. Vale apenas lembrar que a ferramenta precisa ser simples.

O ambiente de criação/desenvolvimento não pode se tornar um fator de distração, com muitos detalhes que pode tornar a criação dos mapas mais dificultosa.

Aplicativos para criar mapas mentais

MIND MEISTER (grátis e pago) Seu grande diferencial é por ser on-line; Acessível de qualquer lugar; Visual bem agradável.

Download: https://miro.com/mind-map-software/


MIND NODE (grátis) Programa muito simples e prático de se utilizar no dia a dia; Sua desvantagem é que é compatível somente com MAC OS, iPad e iPhone; Foi classificado pela Apple como “App Store Best”.

Download: www.mindnode.com


FREE MIND (grátis) Freemind é programa de Software Livre para criar Mapa mental. Ele é bem simples e objetivo; Disponível para usuários Windows, MAC OS e Linux.

Download (site oficial): http://freemind.sourceforge.net/wiki/index.php/Download


XMIND (grátis e pago) Possui um visual agradável e diversas formas de compartilhamento dos mapas e salvá-los no servidor XMind; XMind é a versão grátis, já as versões mais completa (XMind Pro, e XMind Plus) são pagas; Disponível para Windows, MAC OS e Linux.

Download: http://www.xmind.net/download/win/


FREE PLANE (grátis) Outro programa bem simples de ser utilizado; O ponto fraco é seu visual, não muito agradável; Disponível para Windows, MAC OS e Linux.

Download: http://freeplane.sourceforge.net/wiki/index.php/Main_Page


MIND MANAGER (pago) Um programa bem completo; Porém não há versão grátis; Disponível para Windows e MAC OS.

Download: http://www.mindjet.com/mindmanager/


MIND MAPR (complemento Chrome) Este tem uma particularidade interessante, trata-se de um complemento do navegador Google Chrome; É possível criar mapas mentais diretamente pelo navegador, sem necessidade de conexão com internet.

Download: https://chrome.google.com/webstore/detail/mindmap/gdaeohpmcenmffofpikllphdhlkkocfa


COGGLE (grátis) Também online; Permite mais de uma pessoa trabalhar no mesmo mapa mental.

Acesso: http://coggle.it/


MindMup https://drive.mindmup.com/


Existem dezenas de outros programas e aplicativos para criação de mapas mentais e conceituais.