11 diferentes ideias de nichos de mercados para criar produtos digitais

O conceito de nicho de mercado é atualmente muito difundido no ambiente da internet, especialmente na área que diz respeito ao marketing.

A definição de nicho de mercado consiste na ideia de que ele é uma área determinada do mercado, onde reside uma chance que passou a ser trabalhada e explorada por alguma empresa, originando assim um elo com os seus clientes, tão consolidado que os concorrentes não conseguem rompê-lo.

A importância de definir um nicho de mercado é essencial, pois dessa forma a empresa adquire um foco e assim possui as condições necessárias para elaborar melhor o seu marketing digital.

Na verdade, toda estratégia realizada dentro do marketing (digital ou não, mas principalmente no primeiro caso) depende da empresa saber o que são nichos de mercado e se identificar com um deles.

11 diferentes ideias de nichos de mercados para criar produtos digitais


11. MODA 

Você sabe transformar uma blusa velha em um vestido da moda? Sabe fazer combinações, estilizar roupas e organizar um guarda–roupas como ninguém? Ou, talvez, é um homem que adora se vestir bem e gostaria de dar dicas para outros homens? Enfim, se você adora o universo da moda, poderá criar um guia para pessoas que não entendem tão bem quanto você, mas gostariam de aprender.

10. MÚSICA 

Mesmo já tendo citado os temas “Canto” e “Instrumentos”, a indústria musical possui outras oportunidades para quem ama esse universo, como, por exemplo, tcomposição, produção e edição musical. Esse nicho é ideal para músicos que já tiveram ampla experiência no ramo e podem oferecer conhecimentos técnicos para novos aventureiros da música. 

9. NEGÓCIOS PARA MULHERES 

Cada vez mais, é possível notar a presença de mulheres em importantes cargos em empresas e, por mais que seja possível notar mais equilíbrio entre homens e mulheres no mundo profissional, elas merecem um foco especial no quesito carreira. Há muitos temas e oportunidades para tratar sobre esse assunto, como autoconfiança, liderança, estratégias de crescimento em uma empresa, e esse é um assunto fantástico para se abordar em um curso digital. 

8. NUTRIÇÃO 

Apesar de o Brasil ser um país tropical, com ampla gama de alimentos ricos em nutrientes, a população ainda se alimenta mal, e o alto índice de gordura, refrigerantes e alimentos industrializados estão regularmente presentes na alimentação dos brasileiros. Se você é um especialista em nutrição, poderá elaborar guias sobre reeducação alimentar, ou ainda recomendações para pessoas que seguem dietas específicas, como diabéticos, celíacos e veganos. 

7. ORATÓRIA 

Comunicar-se bem é fundamental em diversas áreas da vida não só para apresentações em público, mas em entrevistas de emprego, para argumentar com colegas de trabalho, pedir um aumento, ou mesmo conversar com amigos. Mas nem todo mundo sabe se expressar da forma correta, o que revela uma oportunidade: que tal ensinar técnicas de oratória para outras pessoas se comunicarem tão bem quanto você?

6. ORGANIZAÇÃO 

O curso digital sobre organização pode falar sobre como desenvolver o hábito de ser uma pessoa mais organizada, bem como ensinar dicas práticas para organização de ambientes. No segundo caso, também é possível fazer associação com o nicho de “Cuidados com o lar”.

5. PARAR DE FUMAR 

Somente 5% das pessoas que tentam parar de fumar sozinhas, realmente têm hesito. Apesar desse dado ser preocupante, ele abre oportunidade para você ajudar pessoas que não conseguem abandonar o vício. Se você conhece técnicas que realmente funcionam, esse pode ser um nicho promissor.

4. PATERNIDADE 

Apesar de os homens, em geral, serem naturalmente mais racionais que as mulheres para tomadas de decisão, a chegada de um bebê pode mudar tudo e deixá-los bem emotivos. E assim surge a oportunidade de elaborar materiais voltados para a paternidade, a fim de guiar os pais na criação dos filhos. 

3. PERSUASÃO 

Ao contrário do que muitos pensam, persuadir é diferente de manipular. Se você entende do assunto, sabe do que estamos falando. A arte da persuasão é um dos grandes fatores para conseguir fechar mais vendas, convencer o chefe sobre um aumento ou direcionar um público para uma ação, por exemplo. Se você conhece as técnicas corretas de persuasão, é hora de reuní-las em um curso online completo sobre o assunto! 

2. MATERNIDADE 

Bem como a gravidez, ao gerar um filho, a mãe se depara com um novo universo. Existem muitos assuntos que podem ser abordados nos primeiros anos do bebê, e esses assuntos devem ser abordados por alguém que domine muito bem o tópico “maternidade”. Se você é essa pessoa, é hora de começar a pensar em seu material de EAD (educação a distância).

1. MEDICINA ALTERNATIVA 

A medicina alternativa pode abordar o uso de plantas medicinais, sementes, frutas, cromoterapia, massagens, massoterapia e diversos assuntos relacionados à saúde. Se você é especialista no assunto, poderá ensinar suas técnicas a outras pessoas, a fim de perpetuar os métodos naturais que visam à melhoria e bem estar do corpo e mente.