11 grandes ideias de nichos de mercados para criar produtos digitais

O conceito de nicho de mercado é atualmente muito difundido no ambiente da internet, especialmente na área que diz respeito ao marketing.

A definição de nicho de mercado consiste na ideia de que ele é uma área determinada do mercado, onde reside uma chance que passou a ser trabalhada e explorada por alguma empresa, originando assim um elo com os seus clientes, tão consolidado que os concorrentes não conseguem rompê-lo.

A importância de definir um nicho de mercado é essencial, pois dessa forma a empresa adquire um foco e assim possui as condições necessárias para elaborar melhor o seu marketing digital.

Na verdade, toda estratégia realizada dentro do marketing (digital ou não, mas principalmente no primeiro caso) depende da empresa saber o que são nichos de mercado e se identificar com um deles.

11 grandes ideias de nichos de mercados para criar produtos digitais


11. PRIMEIROS SOCORROS 

É muito importante conhecer os procedimentos básicos em uma situação de emergência e, provavelmente, a maioria das pessoas que você conhece não os domina, certo? Promova a importância desse conhecimento ao divulgar seu curso digital sobre o assunto.

10. PRODUÇÃO DE VÍDEOS 

Vídeos têm o poder de captar momentos e provocar sensações que as fotos, às vezes, não conseguem. Um bom produtor de vídeos deve entender sobre captação, edição e ser versátil o bastante para atuar em diferentes ocasiões. Se você entende tudo sobre esse assunto, por que não transformar seus conhecimentos em um curso online?

9. PRODUTIVIDADE 

O tempo é muito curto para conseguir executar todas as tarefas e ainda curtir a vida. Será que essa é uma realidade ou as pessoas é que não sabem administrar seu tempo? Será que elas estão sendo realmente produtivas quando é preciso para, então, poderem relaxar? Muitas vezes, esse é o grande problema da “falta de tempo”. Ajude outras pessoas a mudarem os hábitos do dia a dia para tornarem as horas cada vez mais produtivas.

8. REDES SOCIAIS 

As redes sociais são poderosas ferramentas de interação e ótimos canais para promover empresas, com uma linguagem mais leve. É muito comum que o público das marcas estejam presentes no Facebook, Instagram, Youtube e as diversas redes existentes. Você é expert em social media? Elabore um curso com boas práticas e insights para ajudar os profissionais que desejam utilizar as redes sociais como ferramenta de negócio. 

7. REFORMA DE CASA 

Assim como na decoração, o nicho de reforma de casa deve falar sobre algumas especificidades que se deve levar em conta na hora de reformar. É possível direcionar o curso para pessoas que desejam repaginar a casa por conta própria ou para quem deseja se profissionalizar no ramo. 

6. RELACIONAMENTOS 

Todo mundo se relaciona o tempo todo! E relações podem, por vezes, ser um tanto complicadas, principalmente no âmbito amoroso. Você sabe como lidar com conflitos a fim de deixar um relacionamento mais simples e prazeroso? Conhece técnicas que podem ajudar pessoas tímidas a se abrirem mais para relacionamentos? Ou mesmo sabe exatamente o que fazer após um término? Ajude outras pessoas com sua expertise!

5. RELIGIÃO 

Existe muito a se aprender sobre as religiões e muito a se ensinar. Se você possui algum conhecimento religioso que posso transformar em um produto valioso, esse nicho oferece boas oportunidades.

4. SEXUALIDADE 

O assunto sexualidade é extremamente amplo e envolve diversos subtemas, não necessariamente ligados ao sexo. Por isso, existem muitas oportunidades de explorá-lo. Aqui, é possível falar sobre prazeres, relações, reações do corpo humano, intimidade e diversos outros subnichos. 

3. SOFTWARES 

Existe uma infinidade de softwares interessantes, e ainda mais pessoas buscando aprendê-los. Se você é especialista em bancos de dados, ferramentas de criação, linguagens de programação, apps ou qualquer outro software que seja útil para determinado público, invista neste nicho! 

2. VENDAS 

Um curso de vendas é muito interessante para quem deseja começar um empreendimento e também para quem deseja se tornar um vendedor. Saber vender pode proporcionar grande lucro para quem o faz e, acredite, existem muitas pessoas interessadas, neste momento, em aprender a vender! 

1. VIAGENS 

Quem não ama viajar? São raros os casos de pessoas que não sonham com as próximas férias. Por isso, se você já viajou muito e conhece várias dicas que podem ajudar outras pessoas, divida todo esse conhecimento e ensine tudo que você aprendeu em suas aventuras pelo mundo!