11 ótimas ideias de nichos de mercados para criar produtos digitais

O conceito de nicho de mercado é atualmente muito difundido no ambiente da internet, especialmente na área que diz respeito ao marketing.

A definição de nicho de mercado consiste na ideia de que ele é uma área determinada do mercado, onde reside uma chance que passou a ser trabalhada e explorada por alguma empresa, originando assim um elo com os seus clientes, tão consolidado que os concorrentes não conseguem rompê-lo.

A importância de definir um nicho de mercado é essencial, pois dessa forma a empresa adquire um foco e assim possui as condições necessárias para elaborar melhor o seu marketing digital.

Na verdade, toda estratégia realizada dentro do marketing (digital ou não, mas principalmente no primeiro caso) depende da empresa saber o que são nichos de mercado e se identificar com um deles.

11 ótimas ideias de nichos de mercados para criar produtos digitais


11. MEDITAÇÃO 

Meditar relaxa a mente, o corpo, reduz o estresse e melhora o humor. Esse são alguns itens da grande lista de benefícios que a meditação traz a quem a pratica. Muitas pessoas procuram soluções milagrosas para resolver esses problemas, mas mal sabem que a solução pode ser bem simples. Se você conhece diversas técnicas de meditação, explore este nicho com um curso digital e proponha uma melhora no estilo de vida das pessoas.

10. CONCURSO PÚBLICO 

Muitos estudantes e profissionais almejam uma carreira no setor público e sonham com a estabilidade que essa oportunidade pode conferir à sua vida. Mas até alcançar esse objetivo, é preciso estudar muito! Você já passou por essa experiência? Então pode ensinar outras pessoas a seguirem o mesmo caminho, com técnicas de concentração, memorização, organização e tudo mais que influencie nas provas para concurso público!

9. CONTABILIDADE 

O curso de contabilidade pode ser direcionado a estudantes e profissionais que queiram se especializar no assunto, enriquecer o currículo, ou, ainda, empreendedores que desejam se capacitar um pouco mais em contabilidade para lidar com assuntos burocráticos de sua empresa.

8. COSTURA 

Bons profissionais em costura e reparos estão cada vez mais raros. Uma boa solução é ser capaz de consertar ou confeccionar suas próprias roupas! Você ainda pode criar um curso para profissionalizar pessoas no ramo da moda. É muito importante que seu curso seja bem visual e de fácil compreensão.

7. CRIATIVIDADE 

Existem muitos criativos com uma voraz vontade de aprender novidades que possam auxiliá-los na elaboração de um projeto, seja para desenhar, criar uma melodia ou um modelo de negócio! O fato é que, naturalmente, perdemos aquela imaginação aflorada de quando éramos crianças, certo? Mas, com as técnicas corretas, é possível ensinar outras pessoas a pensarem fora da caixa. Você é a pessoa certa para isso? Então é hora de elaborar um curso online!

6. CUIDADOS COM O LAR 

Viver em um ambiente organizado pode influenciar muito no modo como as pessoas lidam com outras áreas da vida. Você pode ensinar macetes do lar, baseando-se em suas próprias experiências. Esse curso pode falar para pessoas que acabaram de sair da casa dos pais e não fazem muita ideia de como cuidar do novo lar, para os recém- -casados ou para aquelas pessoas que não conseguem manter tudo em ordem. Aproveite para explorar esse nicho com um produto digital completo sobre o assunto! 

5. CULINÁRIA 

Quem não ama um prato bem preparado? E, convenhamos: algumas pessoas simplesmente não nascem com o dom para cozinhar. Mas, assim como tantas outras habilidades, essa também pode ser conquistada com prática e dedicação. Por isso, se você entende muito sobre o assunto e, acima de tudo, gosta muito dele, esse pode ser o nicho ideal para fazer o lançamento de seu curso. 

4. DECORAÇÃO 

Decorar é renovar! Mas é preciso considerar muitos detalhes antes de colocar a mão na massa. Por exemplo, harmonização das cores, organização dos móveis, composição do ambiente e outros aspectos que só um bom decorador ou designer de interiores é capaz de pensar. Um guia completo pode ajudar quem deseja dar uma repaginada no lar ou em qualquer outro ambiente.

3. DESIGN 

Existem diversas ferramentas que podem auxiliar os creators a produzirem peças fantásticas, mas, com tantas especificidades, é preciso estudar muito para ser fera em cada uma. E é aí que você entra: se você é expert em algumas delas, é sua chance de ensinar como se dar bem com ferramentas de design. Além disso, você pode combinar esse tema com o da Criatividade, que citamos ali em cima.

2. DIREITO DO CONSUMIDOR 

Quem entende sobre direito do consumidor se torna mais consciente ao adquirir produtos. E, quando preciso, saberá exigir seus direitos de acordo com a lei. Esse curso pode ser direcionado a um público mais amplo ou a profissionais que desejam se especializar nessa área.

1. PETS 

De acordo com o IBGE, o Brasil tem por volta de 132,4 milhões de pets. Os donos de cães gastam, em média, R$231, e aqueles que têm gatos, R$ 187. A conclusão é que esse mercado apresenta muitas oportunidades para empreender! Você pode ensinar como dar banho e tosa, como adestrar, falar sobre alimentação, criação de raças específicas e tudo que for interessante sobre o universo dos pets.