Cursos online massivamente abertos (MOOCs) para aprendizagem gratuita de línguas

Muitas das melhores universidades do mundo concordam conosco. É por isso que tantos deles estão disponibilizando online gratuitamente materiais de aula e cursos universitários inteiros. Aqui estão alguns dos melhores cursos online totalmente abertos para aprender um idioma.

6.  MIT Open Courseware

O MIT foi um dos descolados da universidade, disponibilizando o conteúdo de seu curso online antes de ser legal. Na incrível seção Estudos Globais e Idiomas do site Open Courseware, você encontrará cursos que vão de Chinês II a Política Francesa Contemporânea, todos projetados para ajudá-lo a se envolver não apenas com o idioma que está estudando, mas também com seu contexto cultural mais amplo .

5. EdX

EdX é um dos maiores sites MOOC (curso online aberto massivo) que existe. Você pode encontrar muitos cursos de nível universitário aqui, criados e ministrados por professores reais das melhores universidades. Como um estudante de idioma, você pode considerar fazer um curso de idioma dedicado ou, se você for mais avançado, fazer um curso em seu idioma de destino. Por exemplo, agora você pode se inscrever para fazer um curso de álgebra inteiramente em espanhol!

Você pode realmente ganhar créditos universitários no EdX, por meio da Arizona State University. Alguns dos cursos possuem certificados que você pode obter ao concluí-los. Em geral, custa dinheiro obter um certificado verificado para concluir um curso (portanto, certifique-se de verificar os detalhes antes de se inscrever), mas muitos dos cursos em si ainda são gratuitos.

4. Coursera Language Learning

Os cursos oferecidos no Coursera são ministrados por professores de instituições de renome mundial, e é possível até obter o certificado de muitos dos cursos.

O Coursera, outro grande nome da educação online, também mantém uma seção de Aprendizado de Idiomas em seu catálogo online. Muitos dos cursos serão voltados para iniciantes, como o First Step coreano, e outros se envolverão de forma mais geral com o aprendizado de idiomas, como o curso Milagres da Língua Humana da Universidade de Leiden. Ainda outras aulas são ministradas em outros tópicos em  línguas estrangeiras, para que você possa aprender sobre redação, matemática, engenharia ou literatura  na  língua estrangeira que está aprendendo – embora esta abordagem seja recomendada para alunos de nível superior.

No Coursera, existem atualmente mais de 900 aulas ministradas em espanhol, mais de 430 aulas ministradas em chinês e mais de 340 aulas ministradas em  francês. Você entendeu a ideia. Há uma tonelada de aulas para você experimentar. Você pode até aprender sobre empreendedorismo em Khmer !

O que quer que você encontre aqui, vem de uma universidade ou instituto educacional respeitado e, se não estiver em oferta agora, inscreva-se para receber um alerta quando estiver disponível!

3.  Carnegie Mellon Open Learning Initiative

O OLI na Carnegie Mellon não é feito especificamente para cursos de idiomas, mas existem vários cursos excelentes em oferta. Do espanhol básico e francês ao chinês, você encontrará cursos frequentes disponíveis nas maiores e mais comumente aprendidas línguas do mundo.

2.  Alison

Cada uma das nove línguas oferecidas na plataforma de aprendizagem de línguas da Alison inclui pelo menos um curso introdutório, e outros incluem cursos mais avançados e detalhados em línguas populares como o francês. O melhor de tudo é que se você concluir todos os módulos e pontuar pelo menos 80% em todas as atribuições do curso, será recompensado com um certificado sofisticado (e gratuito)!

1.  A Mega Lista de MOOC da Web Technos and Translation

O blog Web Technos and Translation recomenda de forma inteligente e útil fazer um MOOC dado  no  idioma estrangeiro que você está estudando e fornece uma lista decente para começar a fazê-lo. Depois que você rompeu o nível intermediário e está pronto para começar a fazer mais com suas habilidades no idioma, por que não tentar fazer um curso realizado nesse idioma?

Quer você queira estudar história croata em croata ou telecomunicações em francês, o objetivo é o mesmo: ao se concentrar em aprender sobre um tópico em vez do próprio idioma, você aprenderá com mais naturalidade.

Alguns dos links da postagem estão desatualizados e podem haver alguns links quebrados, mas você pode verificar esta lista constantemente atualizada de MOOCs por Class Central e classificar pelo idioma de instrução no painel à esquerda da lista.