CORREÇÃO: Clock Watchdog Timeout Error no Windows 10

Imagine que você está trabalhando em um projeto importante e o computador de repente falha com um Erro de BSOD (tela azul da morte). Você não apenas perde os dados, mas o esforço e o trabalho árduo que você coloca são em vão. Um dos erros BSOD mais comuns é o erro 'Clock Watchdog Timeout'.

Uma das primeiras coisas que você deve saber é por que é chamado de 'Tela Azul da Morte'? É porque quando o sistema trava, a tela fica azul e a mensagem de erro é exibida na tela. Já discutimos muitos erros BSOD em vários artigos que estão disponíveis em nosso site.

Neste artigo, discutiremos o erro 'Clock Watchdog Timeout' e as várias correções para colocar as coisas em funcionamento.

O que é Erro de tempo limite do Watchdog do relógio?

É um erro de hardware do sistema que surge quando há um problema de comunicação entre o sistema e o processador. Para ajudá-lo a entender os termos do leigo do erro, quando você dá um comando ao seu sistema, o SO pede que a CPU o cumpra, que por sua vez encaminha o mesmo para o processador. Este processo em que a CPU pede ao processador para fazer o que você acabou de solicitar é chamado de 'Interrupção do Sistema'. Na maioria dos casos, isso ocorre sem problemas e seu comando é processado, no entanto, se o processo demorar muito, pode ocorrer um erro de 'Tempo limite do Watchdog do relógio'.

Geralmente é causado por falhas de hardware ou conexões, drivers desatualizados, executando uma versão mais antiga do Windows, malware ou vírus e uma CPU com overclock. A maioria das correções é bastante simples e não requer experiência no assunto.

Listadas abaixo estão algumas das correções mais eficazes. No entanto, você não precisa experimentar tudo isso, apenas progrida na lista e até que um funcione para você.

1. Reinicie o seu sistema

Ao tentar corrigir o erro 'Clock Watchdog Timeout', sua primeira abordagem deve ser reiniciar o computador. Se não houver nenhuma falha grave e um bug simples causou o erro, reiniciar o sistema pode corrigi-lo.

Depois que o sistema for reiniciado, verifique se o problema foi resolvido, caso contrário, vá para a próxima correção.

2. Desconecte qualquer novo hardware

Se você conectou qualquer novo hardware ao seu sistema após o qual começou a encontrar o erro, remova esse dispositivo. Qualquer hardware instalado ou configurado incorretamente pode levar ao erro 'Clock Watchdog Timeout'.

Para alguns usuários, não é fácil identificar o hardware que levou ao erro, portanto, desconecte todos os dispositivos, exceto o mouse e o teclado. Agora reinicie o computador e veja se o erro foi corrigido. Se estiver corrigido, um dos dispositivos foi o responsável por isso.

Agora comece a reconectá-los um de cada vez para identificar o hardware instalado incorretamente e, em seguida, corrigi-lo.

3. Verifique se há conexões soltas e falhas no hardware

Um cabo solto, unidades conectadas incorretamente ou outras falhas de hardware podem levar ao erro de 'Tempo limite do watchdog do relógio'. Para corrigir isso, basta abrir sua CPU e procurar esses problemas. Se você não se sentir confortável em abrir o dispositivo sozinho, peça a um profissional treinado.

Além disso, agora que seu sistema foi aberto, limpe-o completamente. A poeira pode afetar o desempenho do hardware e, se o acúmulo não for limpo em intervalos regulares, pode causar erros.

3. Desinstale o software recente

Muitas vezes, o software que você instalou recentemente pode causar este erro. Depois de identificar o software, desinstale-o e reinicie o sistema para corrigir o erro.

Para desinstalar um aplicativo, pressione WINDOWS + I para abrir as 'Configurações' do sistema e selecione a seção 'Aplicativos' na lista da tela.

CORREÇÃO: Clock Watchdog Timeout Error no Windows 10

Agora você encontrará todos os aplicativos em seu sistema listados na tela. Clique no aplicativo que deseja desinstalar e selecione a opção 'Desinstalar' que aparece.

CORREÇÃO: Clock Watchdog Timeout Error no Windows 10

Quando você clica em desinstalar, uma pequena caixa aparece onde você tem que confirmar a desinstalação do aplicativo clicando no ícone 'Desinstalar' na caixa.

CORREÇÃO: Clock Watchdog Timeout Error no Windows 10

Depois que o aplicativo for desinstalado, reinicie o sistema e verifique se o problema foi corrigido. Se ainda não estiver resolvido, tente a próxima correção.

4. Atualize o Windows

Se houver um bug que esteja causando o erro, há uma boa chance de que o Windows venha com uma solução para ele na próxima atualização. Portanto, sempre que você encontrar algum erro BSOD, procure sempre as atualizações disponíveis.

Para verificar se há atualizações, pressione WINDOWS + I para abrir as 'Configurações' do sistema e clique em 'Atualizações e segurança', a última opção da lista.

CORREÇÃO: Clock Watchdog Timeout Error no Windows 10

Em seguida, clique no ícone 'Verificar atualizações' em 'Windows Update' para verificar se há atualizações disponíveis. Depois de clicar nele, o Windows irá procurar por atualizações disponíveis e, em seguida, baixá-las e instalá-las no seu PC. Além disso, se você vir quaisquer atualizações de qualidade opcionais pendentes, baixe e instale-as também.

CORREÇÃO: Clock Watchdog Timeout Error no Windows 10

Assim que o Windows estiver atualizado, o problema deve ser resolvido. Caso não esteja, não se preocupe. Mencionamos algumas outras correções que certamente ajudarão a corrigir o erro 'Tempo limite do watchdog do relógio'.

5. Atualizar drivers


Geralmente, o Windows 10 procura automaticamente por atualizações de driver e os mantém atualizados. Mas, em alguns casos, pode acontecer que uma atualização de driver esteja disponível e tenha sido perdida pelo Windows. Portanto, você deve atualizar manualmente os drivers, uma vez que as correções anteriores não funcionaram para você e podem ser os drivers desatualizados ou corrompidos responsáveis ​​pelo erro.

Para atualizar os drivers, procure por 'Gerenciador de Dispositivos' no Menu Iniciar e abra-o.

CORREÇÃO: Clock Watchdog Timeout Error no Windows 10
Agora você verá a lista de hardware conectado ao seu sistema. Procure todas as marcas amarelas ao lado de uma opção na lista, pois isso indica que o dispositivo não está configurado corretamente ou que há um problema com o driver. Se você não encontrar um, é provável que todos os dispositivos estejam devidamente instalados e o driver atualizado.

No entanto, para ficar no lado seguro, basta clicar na seta antes de uma opção e, em seguida, clicar com o botão direito no dispositivo que aparece. Em seguida, clique com o botão direito do mouse e selecione 'Atualizar driver' no menu.

CORREÇÃO: Clock Watchdog Timeout Error no Windows 10


Uma nova janela 'Atualizar Drivers' será aberta, onde você tem a opção de permitir que o Windows procure os melhores drivers disponíveis ou você pode instalar manualmente um driver que já foi baixado no sistema. É recomendável selecionar a primeira opção e permitir que o Windows procure os drivers.

CORREÇÃO: Clock Watchdog Timeout Error no Windows 10


Se houver uma atualização disponível para o driver, o Windows a instalará. Da mesma forma, verifique se há atualizações para outros drivers também.

6. Executando a Ferramenta de Diagnóstico de Memória do Windows

Caso o erro seja causado por um problema de memória, a execução da Ferramenta de Diagnóstico de Memória pode corrigir o erro. Essa ferramenta está integrada ao seu sistema Windows 10 e você pode executá-la facilmente.

Para executar a ferramenta de diagnóstico de memória do Windows, pressione WINDOWS + R para abrir o comando de execução, digite 'mdsched.exe' na caixa de texto e pressione ENTER ou clique em 'OK' na parte inferior.

CORREÇÃO: Clock Watchdog Timeout Error no Windows 10

Agora você tem a opção de executar a ferramenta reiniciando o computador imediatamente ou reagendá-la para a próxima vez. É recomendável que você escolha a primeira opção e execute a ferramenta imediatamente para corrigir o erro. Antes de executá-lo, certifique-se de ter salvado seu trabalho, pois o computador será reiniciado e você poderá perder dados não salvos.

CORREÇÃO: Clock Watchdog Timeout Error no Windows 10


A verificação pode levar até meia hora para ser concluída com base na configuração e armazenamento do sistema. Depois de concluído, reinicie o computador e veja se o erro foi corrigido. Caso o erro 'Tempo limite do Watchdog do relógio' persista, vá para a próxima correção.

7. Execute SFC e Check Disk Command


SFC (System File Check) e CHKDSK (Check Disk) são dois comandos que podem corrigir a maioria dos problemas em seu sistema. Portanto, você deve executar esses dois comandos e sentar e relaxar enquanto o sistema é consertado.

O SFC verifica apenas os arquivos nos quais o Windows está armazenado, enquanto o CHKDSK verifica a unidade completa, portanto, é óbvio que o CHKDSK irá comparativamente mais tempo. Portanto, começaremos com o SFC e se o problema não for resolvido, prossiga com o CHKDSK.

Executando o Comando SFC

Para abrir o Prompt de Comando, pesquise-o no Menu Iniciar, clique com o botão direito do mouse na opção e selecione 'Executar como Administrador' no menu para abrir o prompt de comando.

CORREÇÃO: Clock Watchdog Timeout Error no Windows 10

Antes de executar uma verificação SFC, é recomendável executar a ferramenta Gerenciamento e Manutenção de Imagens de Implantação (DISM). A execução prévia do DISM garante que o arquivo corrompido na imagem do sistema do Windows seja corrigido para que o SFC seja eficaz.

Para executar o DISM, digite o seguinte no prompt de comando e pressione ENTER.

DISM / online / cleanup-image / restorehealth

A verificação iniciará e levará alguns minutos para ser concluída. Assim que terminar, podemos executar a varredura SFC.

CORREÇÃO: Clock Watchdog Timeout Error no Windows 10
Em seguida, digite o seguinte no Prompt de Comando e pressione ENTER.

sfc / scannow

CORREÇÃO: Clock Watchdog Timeout Error no Windows 10

A verificação levará algum tempo para ser concluída e corrigir quaisquer problemas encontrados ao longo do caminho. Depois que a varredura for concluída, reinicie o computador e veja se o problema foi resolvido. Caso não seja, execute o comando CHKDSK conforme discutido abaixo.

Executando o CHKDSK


O CHKDSK é uma verificação abrangente e levará mais tempo do que o SFC para ser concluído. Além disso, há uma boa chance de que o erro seja corrigido após a verificação ser concluída.

Para executar a verificação do CHKDSK, cole o seguinte comando no prompt de comando e pressione ENTER.

chkdsk / r

Depois de inserir o comando, você será solicitado a reagendar a verificação até a próxima reinicialização. Digite 'Y' e pressione ENTER para confirmar.

CORREÇÃO: Clock Watchdog Timeout Error no Windows 10

Agora você pode reiniciar o computador e deixar o utilitário Check Disk encontrar problemas e corrigi-los.

8. Roll Back Overclock Settings

Overclocking pode ser uma das razões por trás do erro 'Clock Watchdog Timeout'. Alguns usuários fazem overclock em seu hardware para executá-lo em uma velocidade maior do que o projetado. Se nenhuma das correções acima funcionou para você e você fez overclock em seu hardware, é hora de voltar para as configurações padrão.

Uma vez que o sistema de overclock difere para diferentes hardwares, nenhuma instrução específica pode ser fornecida a esse respeito. No entanto, se você for um desses, deve saber como reverter usando os vários aplicativos ou configurações do sistema.


Discutimos nove das correções mais eficazes para o erro 'Clock Watchdog Timeout', e uma delas deve tê-lo corrigido em seu sistema. Caso você ainda esteja encontrando isso, leve seu computador para ser verificado por um profissional para outros problemas de hardware que não podem ser corrigidos em casa. De qualquer forma, depois de ler este artigo, você entendeu melhor o erro e suas causas, para que não ficasse sem noção ao lidar com o técnico ao levar seu sistema para conserto.

Favoritei no YouTube

Girl in a jacket

Favoritei no TikTok

Girl in a jacket