3 Ferramentas de diagnóstico do sistema Windows

Problemas de hardware podem ser uma grande dor de cabeça no Windows. Eles tendem a ocorrer com mais frequência quando você está usando uma versão mais antiga do sistema operacional (por exemplo, Windows 7 ou Windows 8) ou uma versão mais recente (por exemplo, Windows Insider).

Mas às vezes, você só quer saber qual hardware está usando. Essas são as ferramentas que você deve saber como usar em qualquer um desses casos de uso.

3. HWiNFO

3 Ferramentas de diagnóstico do sistema Windows


HWiNFO é, de longe, a ferramenta de resumo do sistema mais abrangente. Ele exibe todas as informações sobre o seu computador – desde as temperaturas da CPU até as tensões do ventilador. Na verdade, se você estiver usando um processador Ryzen, esta deve ser sua escolha, já que alternativas como CPU-Z são conhecidas por mostrar leituras incorretas.

É uma boa ferramenta quando você deseja leituras mais precisas de tudo relacionado aos componentes do computador.

Acesse: https://www.hwinfo.com/download/

2. Monitor de desempenho

3 Ferramentas de diagnóstico do sistema Windows


Como nas versões anteriores do sistema operacional, o Windows 10 tem um Monitor de desempenho, exceto que agora existe como um aplicativo. Depois de lançado, olhe para a barra lateral. Em Ferramentas de monitoramento, você deve ver Monitor de desempenho .

Por padrão, o Monitor mostra apenas “% Tempo do Processador”, que mostra quanto de sua CPU está sendo usado em um determinado momento, mas você pode adicionar mais Contadores , como uso de disco, energia usada, tamanho do arquivo de paginação, tamanho do índice de pesquisa e mais.

1. Monitor de confiabilidade

3 Ferramentas de diagnóstico do sistema Windows


O Monitor de Confiabilidade é uma ferramenta oculta que existe desde o Windows Vista, mas muitas pessoas nunca ouviram falar dele. Está no Painel de controle em Sistema e segurança> Segurança e manutenção> Manutenção> Exibir histórico de confiabilidade.

Aqui você verá um histórico de seu sistema e uma linha do tempo de eventos e erros que ocorreram durante um determinado período de tempo. A linha azul é uma estimativa de 1 a 10 da estabilidade do seu sistema ao longo do tempo.

Se algo está travando muito, este é um bom lugar para procurar porque você pode selecionar o erro e Verificar se há uma solução.